quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Pigmento de pinturas rupestres é usado para blindar sonda espacial

(AFP/Terra) Um pigmento usado na antiguidade para pintar as paredes das cavernas pelos homens pré-históricos ajudará a blindar uma sonda não tripulada que vai fazer um sobrevoo perto do sol, reportou nesta quarta-feira a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês).

O fosfato de cálcio preto vem sendo adotado como escudo térmico da Solar Orbiter, uma sonda de monitoramento do sol, com lançamento previsto para 2017, para ajudar a proteger o veículo das temperaturas elevadíssimas a que será exposto durante sua missão.

O composto é feito de carvão obtido de ossos queimados, a mesma substância usada 30 mil anos atrás nas pinturas da Caverna Chauvet, no sul da França, acrescentou a ESA.

A Solar Orbiter vai se aventurar a 42 milhões de quilômetros do Sol, onde as temperaturas podem chegar a 520 graus Celsius.

Para sobreviver, a sonda terá que operar atrás de um escudo térmico com múltiplas camadas de titânio, cuja cor deve se manter inalterada durante toda a missão.

Uma mudança nas propriedades "termo-ópticas" do escudo - a forma como reflete ou absorve a radiação solar - poderia cozinhar os delicados equipamentos da sonda.

Queimar carvão foi a saída encontrada para evitar este dano, uma vez que sua cor preta é altamente estável, acrescentou a agência.

Em testes, a substância foi exposta a tudo, da luz solar e radiação ultravioleta à prova de aderência, com aplicação e retirada de uma fita adesiva para ver se nada sai do lugar, informou a ESA em um comunicado.

O "osso carbonizado" é usado até hoje, na produção de fertilizantes, na purificação do açúcar branco e na filtragem de metais pesados da água.
----
E mais:
Uma nova forma de adoração do Sol (Mensageiro Sideral - Folha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário