Pesquisadores do Vale estão entre os primeiros do mundo a identificar redução da atividade solar por meio da contagem de manchas
(O Vale/ Brazilian Space) Astro central do nosso sistema solar, o Sol resolveu tirar um cochilo. A metáfora serve para explicar um fenômeno que tem intrigado cientistas em todo o mundo.
Trata-se da redução da atividade solar medida por meio da contagem de manchas solares, observadas por telescópios e satélites.
Pesquisadores do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), que tem sede em São José dos Campos, estão entre os cientistas que primeiro identificaram o fenômeno no mundo.
Eles observaram que o número de manchas solares começou a reduzir quando deveria entrar um período de crescimento.
Ciclo
Segundo Luís Eduardo Antunes Vieira, pesquisador da Divisão de Geofísica Espacial do INPE, o Sol tem um ciclo de atividades que dura, em média, 11 anos.
No período, a estrela oscila maior e menor atividade, o que vem sendo registrado há 400 anos. Porém, o que se vê atualmente é um ciclo de baixa atividade solar semelhante ao registrado há 100 anos, quando houve um frio intenso na Europa --não há registro do hemisfério sul.
"Isso mostra quão pouco ainda sabemos sobre o Sol", admite Vieira. "A amplitude máxima da atividade solar está diminuindo, e as influências disso ainda têm que ser melhor estudadas. Temos a chance."
Maunder
Cientistas acham que o Sol pode entrar num período conhecido como 'Mínimo de Maunder', evento ocorrido no século 17. Trata-se de uma queda da atividade solar acompanhada de invernos intensos na Terra. O período ficou conhecido como "pequena era do gelo".
Vieira disse que a queda atual da atividade solar não explica o frio intenso nos Estados Unidos e o calor no Brasil. "É preciso décadas para avaliar esse impacto."
SAIBA MAIS
Cochilo
O sol entrou num período de baixa atividade, medida pela quantidade de manchas na superfície da estrela, o que está intrigando cientistas em todo o mundo
Fenômeno
Pesquisadores do INPE estão entre os primeiros que identificaram o fenômeno no mundo
Mínimo de Maunder
Nome dado à redução solar ocorrida no século 17 acompanhada de invernos rigorosos
Estudos
A baixa atividade solar permite estudos mais amplos da estrela, ainda pouco entendida
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário