terça-feira, 3 de junho de 2014

Sol libera ‘massa’ de radiação 7X maior que o tamanho da Terra a 2,4 milhões de km/h


(Jornal Ciência) A cortina de radiação, que entrou em erupção em 09 de maio, foi a primeira ejeção de massa coronal (CME) observada pelo Region Imaging Spectrograph.

A gravação mostra com detalhes extraordinários uma massa com cinco Terras de largura e 7,5 Terras de altura. O observatório da agência especial se posicionou um dia antes da ejeção “para a direção correta”, o que foi caracterizado como um “golpe de sorte”

Durante uma CME, as mudanças nos campos magnéticos do Sol causam uma expansão rápida de sua superfície, jogando para o espaço bilhões de toneladas de partículas. Essas partículas podem levar de dois a três dias para chegarem à Terra, podendo retirar as camadas mais externas do campo magnético que nos protege.


A CME pode degradar os sinais de comunicação e causar surtos inesperados em redes de energia. No entanto, este evento, apesar de ser grandioso, não causou maiores problemas para nós.

Os responsáveis pelo novo observatório dizem que é fundamental pesquisar e entender as erupções solares e seus efeitos sobre o clima e nas telecomunicações no nosso planeta. Tais pesquisam buscam encontrar a chave que dá início a essas explosões para tentar medir e prevenir possíveis catástrofes.



Esse tipo de explosão pode afetar a Terra?
Depende. As “labaredas solares” podem danificar severamente satélites em órbita da Terra, gerando imenso prejuízo financeiro.

Os astronautas não correm perigo ‘imediato’, devido à baixa órbita que se encontram, podendo ser protegidos pelo campo magnético da Terra, mas existe a possibilidade de ficarem expostos com efeitos cumulativos.

As partículas carregadas podem ameaçar companhias aéreas por perturbar o nosso campo magnético.

Se as erupções solares forem grandiosas, pode haver verdadeiras catástrofes no nosso planeta, com bloqueio de redes elétricas em nível local ou mundial.

Apesar de todos os riscos envolvidos, as erupções proporcionam as famosas e belas auroras boreais.
----
Matéria similar no AstroPT

Nenhum comentário:

Postar um comentário