sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Nova tempestade solar se aproxima da Terra

Uma erupção solar enviou uma enorme nuvem de partículas superaquecidas rumo ao nosso planeta nesta terça-feira (20)


(Info/Exame) Mais uma forte tempestade solar deve acontecer na Terra em breve. Uma erupção solar enviou uma enorme nuvem de partículas superaquecidas rumo ao nosso planeta nesta terça-feira (20).

Erupções solares são explosões na superfície da estrela. Esse tipo de fenômeno acontece por mudanças repentinas no campo magnético do Sol e emite uma enorme quantidade de energia no espaço. Essa ejeção de massa coronal liberou bilhões de toneladas de partículas solares em direção ao planeta em uma velocidade de 3,3 milhões de quilômetros por hora.

Normalmente, esse tipo de partícula leva dois ou três dias para chegar ao planeta. Ao atingir o campo magnético da Terra, acontece o fenômeno conhecido como tempestade solar. Isso pode causar danos em equipamentos eletrônicos, como satélites, GPS, além de transformadores e linhas de transmissão de alta tensão, por exemplo.

Mas essas tempestades solares não causam riscos imediatos para a saúde de quem está na Terra. Apenas astronautas fora da estação espacial e pilotos de aviões de caça ou de voos com rota transpolar podem ser prejudicados.

Vale lembrar que este tipo de fenômeno é normal. O Sol tem ciclos de atividade de aproximadamente 11 anos, com períodos mais intensos. O auge desse ciclo acontece agora, em 2013.

Nesse período, conhecido como máximo solar, os campos magnéticos se invertem e novos buracos aparecem perto dos polos. Eles, então, aumentam em número e tamanho. Segundo os astrônomos, esses buracos são importantes para a ciência porque ajudam na compreensão do clima espacial.
----
Matérias similares no UOL e AstroPT
----
E mais:
Forte tempestade solar deve atingir a Terra a partir de sábado (Apolo11), com matéria similar no Terra
.
Impressionantes proeminências solares filmadas astrônomo amador, na Terra: vídeo (Hypescience)

Nenhum comentário:

Postar um comentário