quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Eclipse solar visto do espaço



(Física na Veia) Estamos na Lua Nova, fase em que o nosso satélite "mostra" para nós na Terra o seu lado não iluminado pelo Sol. Neste caso, a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra. E é exatamente nesta fase que podem ocorrer os eclipses solares, situações em que o nosso satélite atravessa na frente do disco solar, obstruindo por completo (eclipse total) ou parcialmente (eclipse parcial).

Tivemos um eclipse solar parcial. Mas um pouco diferente pois só foi visto do espaço! E, antes que você me pergunte quem estava lá no espaço para ver o fenômeno, respondo: o SDO - Solar Dynamics Observatory da NASA.

O SDO é um satélite da Terra, em órbita geoestacionária, ou seja, que dá uma volta no nosso planeta a cada 24h, acompanhando em perfeita sincronia o movimento de rotação da Terra. Mirando o Sol o tempo todo, o SDO permite monitoramento permanente da nossa estrela.

A imagem acima é o registro do eclipse solar parcial feito pelo instrumento AIA - Atmospheric Image Assembly na faixa dos 171 ângstrons. A imagem abaixo mostra detalhes do Sol no ultravioleta e é uma sobreposição de três imagens feitas pelo pelo AIA em três comprimentos de onda diferentes: 171, 193 e 211 ângstrons. (...)

Um comentário:

  1. nossaaa eu adoroo ver coisas diferentes e eu gosto muito isso e muito fantastico ...adoro ver luas sol e planeta diferentes

    ResponderExcluir