quarta-feira, 26 de junho de 2013

Após falha, Nasa atrasa lançamento de sonda para estudar Sol em um dia

Sonda Iris vai ser lançada nesta quinta (27) para estudar a atmosfera solar. Lançamento foi adiado devido à problema de energia em base americana.


(G1) A agência espacial americana (Nasa) adiou em um dia o lançamento de uma nova sonda para pesquisar o Sol. Chamada de Iris (sigla para espectógrafo de imagem e interface de região, em tradução livre do inglês), a sonda seria lançada nesta quarta-feira (26), mas vai ser enviada ao espaço apenas na quinta (27) devido a uma falha de energia.

A queda de energia ocorreu na base da Força Aérea Americana de Vandenberg, na Califórnia, segundo a agência. O problema atrasou a preparação para o lançamento nesta quarta, mas a Nasa acredita que a eletricidade vai estar restabelecida e a situação resolvida a tempo, até quinta-feira.

A sonda Iris fará observações sobre como o material solar se move, acumula energia e se aquece enquanto viaja por uma região pouco estudada na atmosfera baixa da estrela, diz uma nota da Nasa.

"As interações entre as regiões da fotosfera [superfície solar mais visível] e da coroa do Sol alimentam a atmosfera solar, que tem um calor da ordem de milhões de graus centígrados, e direcionam o vento solar", afirma a agência espacial, em nota.
----
E mais:
Nasa lança hoje satélite para estudar região desconhecida do Sol (Apolo11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário