terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Vídeo mostra impressionante 'chuva solar'

A agência espacial norte-americana (NASA) divulgou essa semana um vídeo em que captou de uma inusitada erupção solar, a 'chuva coronal'.



(DN - Portugal) As erupções na superfície solar possuem variadas formas. As mais comuns ocorrem apenas como labaredas gigantes, com rajadas quilométricas de material ardente. Outras expelem massa solar para além da 'atmosfera' do Sol, a corona solar, e lançam nuvens de radiação e campos magnéticos para o espaço. Algumas dessas ejeções de massa coronal (CME, sigla em inglês), como essas erupções são conhecidas, têm complexas estruturas de movimento que associam-se a mudanças nas linhas do campo magnético e retornam à corona solar, numa espécie de loop. Formando, assim, uma 'chuva coronal'.

Veja o vídeo dessas erupções divulgado pela NASA:



(UOL) As imagens mostram uma erupção observada pela NASA a 19 de julho de 2012, que produziu os três efeitos. O vídeo, divulgado essa semana, foi captado pelo Observatório de Dinâmicas Solares da agência espacial. O observatório recolheu uma imagem a cada 12 segundos, durante quase dez horas, e o vídeo de pouco mais de quatro minutos foi feito com 30 quadros por segundo. Desta forma, cada segundo desse vídeo corresponde a seis minutos de tempo real.
----
Matérias similares no Cienctec e Hypescience

Nenhum comentário:

Postar um comentário