quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Investigadores sugerem influência dos planetas na actividade solar

Estudo que analisa últimos 10 mil anos de ciclos solares está publicado na «Astronomy & Astrophysics»



(Ciência Hoje - Portugal) Num estudo que analisa os ciclos solares dos últimos 10 mil anos, uma equipa de investigadores chega à conclusão que planetas influenciam a actividade magnética do Sol. Esta investigação pode ajudar a melhorar as previsões do clima deste astro.

As manchas solares são as manifestações mais relevantes da actividade da estrela, sendo conhecidas por observações directas desde há 400 anos (desde a invenção do telescópio). Agora, os investigadores recorreram a medições indirectas para reconstruirem os ciclos solares de 88, 104, 150, 208 e 506 anos, conhecidos através das amostras de gelo recuperadas na Antárctica e na Gronelândia, onde a proporção de isótopos radioactivos de determinados elementos corresponde a um maior ou menor fluxo de raios cósmicos que chegam à Terra.

A ideia de que o movimento dos planetas podia estar envolvido nestes ciclos de actividade era já antiga, mas tinha sido descartada pelo facto dos corpos serem demasiado pequenos para terem influência sobre o astro. Os investigadores concordam que os planetas não serão a causa directa dos ciclos mas que podem induzir perturbações no Sol que talvez sejam determinantes no seus ciclos. Esta hipótese está publicada na revista «Astronomy & Astrophysics».

A chave estaria numa região de transição no interior do Sol, denominada tacoclina (uma camada com 10 mil quilómetros de espessura) que se situa a uma profundidade de 200 mil quilómetros da superfície visível, entre as zonas de radiação e de convecção. Esta região tem um papel fundamental na produção do campo magnético.

A tacoclina será influenciada pelas forças resultantes dos movimentos dos planetas. Pelos cálculos realizados sobre os últimos 10 mil anos, mostra-se uma correspondência entre as forças dos planetas e os ciclos solares. Por isso, os investigadores sugerem que a actividade magnética do astro – a uma escala temporal longa – é modulada pelos efeitos planetários.

“A ideia de que os planetas exercem este tipo de influência é antiga, mas até agora não se tinha conseguido encontrar provas sólidas”, explica Antonio Ferriz, professor da Universidade de Vigo e investigador do Grupo de Física Solar do Instituto de Astrofísica de Andaluzia (CSIC), um dos autores do estudo.

Acrescenta ainda que o estudo não diz que as manchas solares são provocadas pelos planetas, mas sim que estes têm um papel modulador e a sua influência permite explicar perfeitamente as frequências de 88, 104, 150, 208 e 506 anos.

Artigo: Is there a planetary influence on solar activity?

Nenhum comentário:

Postar um comentário