quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Você sabia que o Sol "ejacula"?




(Física na Veia) Acabou de aparecer na timeline do Facebook uma matéria falando sobre o suposto "fim do mundo causado por explosões solares".

Fui ver do que se tratava. E estou rindo até agora! Compartilho o link para que você mesmo confira! Mas é só pra espiar rapidinho. Nada de favoritar o site, hein?

O print screen do texto reproduzo logo acima. Clique na imagem para abrir versão maior (e legível).

A verdade "verdadeira"
Estamos, de fato, num período de aumento significativo de atividades solares. Isso ocorre a cada 11 anos e o próximo pico será em 2013.

As manchas solares evidenciam este aumento de atividade. Em tempos de máximo, o número de manchas solares aumenta significativamente. Veja abaixo a imagem do Sol (hoje, 17 de outubro de 2012) com inúmeras manchas solares, todas numeradas e monitoradas pelos cientistas do SDO - Solar Dynamics Observatory.


As explosões solares, de fato, lançam plasma (gás superaquecido e ionizado) no espaço. E as manchas solares são prováveis sítios destas explosões e por isso mesmo são monitoradas o tempo todo.

O nome do fenômeno de lançamento de plasma para o espaço é CME - Coronal Mass Ejection ou ejeção de massa coronal. Mas o site traduziu "ejection" como ejaculação!

Uma enorme explosão solar poderia trazer danos para os equipamentos elétricos e eletrônicos na Terra? Até poderia. Mas não há motivo para alarmismos baratos. Já vi gente séria e que entende muito de Sol e de estrelas dizendo que um evento solar tão grande a ponto de produzir tal catástrofe eletro-eletrônica aqui na Terra é muito improvável. Impossível não é. Mas a probabilidade de o mundo(*) acabar num sopro de plasma solar é provavelmente bem menor do que a de cada um de nós ganhar sozinho na Megasena acumulada, por exemplo.

Por isso sempre digo pros meus alunos: CUIDADO COM AS SUAS FONTES CRIANÇAS!!! Não é porque uma das tags é NASA que o texto é confiável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário