sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Quantos anos tem o Sol?



(Ciência Hoje das Crianças) Oi, pessoal! O leitor Antonio Zadrozny de Oliveira tem 5 anos, mora no Rio de Janeiro e quer saber: quantos anos tem o Sol? A pergunta me deixou tão curioso que fui correndo conversar com o físico Carlos Navia, da Universidade Federal Fluminense.

Carlos me contou que o Sol tem cerca de 4,5 bilhões de anos. Para existir, o Sol usa como combustível um elemento chamado hidrogênio, que é transformado em hélio e gera a luz que vemos daqui da Terra. “É por meio da quantidade de hidrogênio disponível no Sol que conseguimos calcular sua idade”, explica.

A quantidade de hidrogênio é calculada com a ajuda de uma técnica chamada espectroscopia. Nela, a luz do Sol atravessa um prisma e, quando sai do outro lado, se decompõe em uma faixa de sete cores (as mesmas que vemos em um arco-íris). Entre as cores, aparecem linhas pretas que representam cada elemento químico que compõe o Sol, como se fosse um código de barras. Observando a linha correspondente ao hidrogênio, os cientistas calculam quanto deste elemento ainda há na estrela. “Quanto mais intensa é a linha, maior é a quantidade do elemento”, explica Carlos.

Apesar de já estar bem velhinho, o Sol ainda tem hidrogênio suficiente para durar mais 5 bilhões de anos. Dá pra imaginar quantas festas de aniversário esse astro ainda vai ganhar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário