quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Foguete Atlas V, da Nasa, decola dos EUA com duas sondas espaciais

Meta é estudar influência do Sol sobre a Terra e a radiação que nos cerca. Lançamento havia sido adiado por problemas técnicos e pelo mau tempo.



(Efe/G1) A agência espacial americana (Nasa) lançou nesta quinta-feira (30), de Cabo Canaveral, na Flórida, o foguete Atlas V, que deverá pôr em órbita duas sondas para estudar a influência do Sol sobre a Terra e os anéis de radiação que cercam o nosso planeta.

O lançamento aconteceu às 5h05 de Brasília, após vários adiamentos por problemas técnicos e pelo mau tempo na região, com a proximidade da tempestade tropical Isaac.

A missão, chamada de Radiation Belt Storm Probes (RBSP), tem como objetivo estudar os cinturões de Van Allen, dois anéis gigantes de plasma que envolvem a Terra e onde se concentram partículas eletrificadas que formam 99% do Universo.

Com isso, os cientistas pretendem conhecer melhor o clima espacial próximo à Terra e proteger os seres humanos e seus sistemas eletrônicos das tempestades geomagnéticas, além de poder estudar o plasma, um ambiente tão diferente do nosso que é considerado crucial para compreender a composição de cada estrela e galáxia.

As sondas RBSP são octogonais, pesam mais de 635 quilos cada e medem 1,85 metro de largura por 90 centímetros de altura. Foram desenvolvidas para analisar a forma como o Sol e, em particular, as tempestades solares afetam o entorno terrestre em várias escalas de espaço e tempo.

As duas sondas RBSP terão órbitas excêntricas quase idênticas, que cobrem toda a região dos cinturões de radiação, e os satélites se cruzarão várias vezes ao longo da missão – parte do programa "A vida com uma estrela", cujo objetivo é estudar os processos fundamentais que podem ter originado o Sol e incidem no conjunto do Sistema Solar.

Outros satélites que orbitam na região estão programados para apagar seus sistemas ou proteger-se quando ocorrem intensas tempestades solares, mas os da missão RBSP vão continuar colhendo informações nesses casos e, por isso, foram construídos para suportar o "bombardeio" de partículas e radiação nos cinturões de Van Allen.

Os instrumentos das sondas vão proporcionar as medições que os cientistas precisam para compreender não só a origem das partículas eletrificadas, mas também os mecanismos que dotam essas partículas de grande velocidade e energia.
----
Matéria com mais imagens aqui
----
Matérias similares na FolhaTerraJBiGUOL (com vídeo)R7YahooCorreio BrazilienseEstadãoO Globo e Oficina da Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário