terça-feira, 19 de junho de 2012

Vídeo Mostra a Chamada Proeminência Alien no Sol



(Cienctec) O video acima cobre quase que 15 horas das primeiras horas do dia 18 de Junho de 2012. Essas imagens em ultravioleta, obtidas pelo instrumento AIA a bordo da sonda Solar Dynamic Observatory da NASA no comprimento de onda de 304 Angstrom mostra uma bela erupção de uma proeminência solar. Essa proeminência está sendo chamada de Alien Prometheus Proeminence. Por que? Bem, assista o filme até o fim que você irá descobrir.

Esse canal do comprimento de onda de 304 Angstrom, ou o canal que mostra o Sol vermelho, fornece a nós uma bela maneira de vermos onde estão localizadas as feições como as plumas de plasma masa frias e densas, os filamentos e as proeminências, acima da superfíice visível do Sol.

Existe também uma visão detalhada no comprimento de onda de 171 Angstrom dessa proeminência, mostrando os arcos que se estendem do Sol onde o plasma se move ao longo das linhas do campo magnético.

Uma proeminência solar, também conhecida como um filamento, quando observada contra o disco solar, é uma grande feição brilhante que se estende para fora da superfície do Sol. As proeminências ficam ancoradas na superfície do Sol na fotosfera, e se estendem para fora na atmosfera externa e quente do Sol, chamada de coroa. Uma proeminência se forma num período de um dia, e as proeminências estáveis podem persistir na coroa do Sol por alguns meses, seus arcos chegam a milhares de quilômetros no espaço. Os cientistas ainda estão pesquisando como e por que as proeminências se formam.

O material vermelho brilhante nos arcos é plasma, um gás quente compost de hidrogênio eletronicamente carregado e hélio. A proeminência de plasma flui ao longo das estruturas complexas do campo magnético, campo esse gerado pelo dinâmo interno do Sol. A erupção de uma proeminência acontece quando essa estrutura torna-se instável e explode lançando o plasma ao espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário