terça-feira, 5 de junho de 2012

Cientistas do INEspaço Medem Raio Solar com Precisão


(INEspaço / Brazilian Space) Um grupo de cientistas do Brasil e dos Estados Unidos da América conseguiram, pela primeira vez do espaço, medir com precisão o diâmetro solar a partir da utilização do trânsito de Mercúrio.

Devido ao fato das imagens terem sido tiradas do espaço, não há a atmosfera da Terra para causar borrões na borda do Sol e no disco do planeta Mercúrio.

Os cientistas Dr. Marcelo Emilio (UEPG/INCT estudos do espaço-CNPq), Dr. Jeff Kuhn (IfA-UH), Dr. Isabelle Scholl (IfA-UH), e Dr. Rock Bush (Universidade de Stanford) determinaram precisamente o diâmetro do Sol utilizando o satélite Observatório Solar e Heliosférico (SOHO) e o imageador Doppler Michelson (MDI) da NASA.

As medidas revelam o instante que a trajetória do planeta mercúrio cruza a borda do Sol fornecendo as informações necessárias para calcular o raio solar de 696.342 Km com precisão de 65 Km. O Sol está a cerca de 150 milhões de quilômetros da Terra. A precisão alcançada é equivalente a medir a altura da Torre Eiffel com 3 cm de precisão a uma distância de 70 quilômetros.

A equipe utilizou observações dos trânsitos de Mercúrio de 2003 e em 2006 para obter esse valor do raio do sol no qual acreditam terem resolvido inconsistências em medidas feitas por telescópios na Terra.

O diâmetro do Sol é uma medida importante para os astrônomos porque testa modelos e nos ajuda a compreender o interior do Sol. Também define linhas de observações do brilho do Sol que pode fornecer informações sobre a mudanças no Sol em décadas ou períodos maiores.

A equipe refinou seu trabalho em preparação ao trânsito de Vênus esse ano em junho, quando esperam melhorar a precisão das medidas ainda mais. O trabalho completo será publicado pela revista “Astrophysical Journal”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário