terça-feira, 4 de outubro de 2011

ESA lança missão que se aproximará como nunca antes do sol

(Efe/Terra) A Agência Espacial Europeia (ESA) anunciou nesta terça-feira o lançamento do programa Orbiter, missão espacial que se aproximará como nunca antes do sol para estudar fenômenos físicos do astro.

A missão foi aprovada nesta terça-feira pelo Comitê para o Programa Científico da ESA, que também anunciou o projeto do telescópio Euclid, equipamento concebido para analisar as zonas mais escuras do Universo.

Um dos diretores da agência especial, Alvaro Gimenéz, disse que as duas missões mostram a preferência da ESA por pesquisas e observações que tenham reflexo na vida dos cidadãos.

"A Orbiter se aproximará mais do sol do que nenhuma outra missão no passado. Esse projeto produzirá um avanço importante no conhecimento de como o sol atua em seu entorno e na Terra", informou a agência em comunicado.

A sonda se aproximará tanto do astro rei que será possível captar partículas conhecidas vento solar, logo após elas saírem do sol. Giménez disse que o estudo possibilitará um maior entendimento de como o astro afeta as comunicações radiofônicas e as redes elétricas.

A missão sairá de Cabo Canaveral em 2017 a bordo de um foguete Atlas da Agência Espacial Americana.

Já a Euclid será enviada ao espaço dois anos depois por uma plataforma de lançamento russa na base de Kuru, na Guiana Francesa. Com o equipamento, os cientistas esperam conhecer melhor fenômenos como a aceleração do Universo. O telescópio fará uma cartografia em grande escala do cosmos como nunca foi feita antes, assinalou a ESA.

"A Euclid revelará a história da expansão do Universo e o crescimento de sua estrutura nos três últimos quartos de sua existência", afirmou a agência.
----
Matérias similares no iG, UOL, Yahoo, R7 e Hypescience



----
E mais:
A Nervosa Intimidade de Uma Estrela - V (Física na Veia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário