quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Cor da roupa também oferece proteção contra Sol, diz estudo

(The New York Times / Terra) É preciso mais do que filtro solar para evitar que os raios ultravioletas danifiquem sua pele. O tipo de roupa que você usa também pode oferecer proteção - ou não. Estudos mostraram que alguns tecidos leves não protegem o suficiente contra os raios UV.

Mas não é só o tipo de fibra e a trama do tecido que importa, mas também a cor. Ascención Riva, da Universidade Politécnica da Catalunha, e colegas, investigaram a questão da cor dos tecidos estudando os efeitos de diferentes tingimentos na proteção contra raios UV fornecida por tecidos leves de algodão.

Os pesquisadores escolheram três tecidos, não tingidos, com diferentes níveis iniciais de proteção contra os raios UV, baseados na trama e outros fatores. Eles então tingiram os tecidos em vários tons de azul, vermelho e amarelo e mediram quanta radiação UV era absorvida e transmitida.

Eles descobriram que os tons de vermelho e azul tinham desempenho melhor do que o amarelo, particularmente no bloqueio a raios UVB, que são os mais prejudiciais. A proteção aumentava à medida que os tons escureciam e ficavam mais intensos. E se o nível de proteção inicial de um tecido era mais alto, os tons escuros o melhoravam ainda mais.

Os pesquisadores dizem que as descobertas, relatadas no periódico Industrial and Engineering Chemistry Research, deverão ajudar fabricantes de tecidos e roupas a otimizar seus produtos para proteção contra raios UV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário