segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Ciclo solar afeta clima na Terra por meio do oceano Pacífico

(Folha) Utilizando mais de cem anos de observações climáticas, uma pesquisa publicada pela revista "Science" na última sexta-feira (28) mostra como o ciclo solar influencia o clima global.

De acordo com o estudo, os elementos químicos na estratosfera e a temperatura na superfície do Pacífico reagem durante o período de maior incidência solar e influenciam a movimentação do ar. Isto intensifica ventos e chuvas, altera as temperaturas nos oceanos e a cobertura de nuvens de regiões tropicais e subtropicais, o que acaba por afetar todo o clima da Terra.

"É conhecido que os padrões climáticos estão relacionados com o ciclo solar. O que era um mistério é como isso acontece fisicamente. Este impressionante estudo começa a desvendar essa questão", afirma Jay Fein, diretor da NSF (Fundação Nacional de Ciência), entidade norte-americana que financiou a pesquisa, liderada pelo NCAR (Centro Nacional para Pesquisas Atmosféricas dos EUA).

Os resultados respondem a uma das questões mais difíceis dos meteorologistas. Era difícil entender como poderiam ser causadas mudanças tão grandes no planeta se o total da energia que chega à Terra varia apenas 0,1% em todo o ciclo solar de 11 anos.

O ciclo solar pode fortalecer eventos como a La Niña e o El Niño. A grande La Niña de 1988-1989 aconteceu durante um pico solar. O fenômeno ficou especialmente poderoso e foi associado então a padrões climáticos como o inverno seco e ameno no sudoeste dos Estados Unidos.

"Entender o papel do ciclo solar deve fornecer aos cientistas ajuda na previsão de padrões climáticos nos próximos anos", explica o principal autor do estudo, Gerald Meehl, do NCAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário